O Brasil foi à Colômbia mostrar que “tem feito esforços significativos” para a preservação e, principalmente, recuperação dos biomas do país, defende a secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Rita Mesquita, que é integrante e representante do Ministério do Meio Ambiente na Cúpula das Nações Unidas para Biodiversidade (COP). 

“O Brasil chega nesta COP trazendo um conjunto significativo de entregas e resultados já alinhados com os compromissos que assumimos dentro do marco de Montreal e o que a gente, de verdade, precisa agora é enfocar mais na implementação desses compromissos”, define a secretária se referindo às 25 metas estabelecidas no encontro anterior, no Canadá.

Entre os planos está a proteção de ao menos 30% dos ecossistemas terrestres e aquáticos até 2030. Para tanto, Mesquita cobra maior participação de países ricos nos acordos e financiamento dos compromissos.

“É justo que seja feita essa cobrança, acho que ela é apropriada. Por que? Porque precisamos, juntos, encontrar soluções, e se os países ricos não têm tanta diversidade, no entanto, eles se beneficiam muito dos serviços dessa biodiversidade”, explica em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (23).

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
23-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:40
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: MMA