Há 10 anos, o Brasil atingia uma das maiores conquistas da história ao receber o reconhecimento das Nações Unidas (ONU) de sair do Mapa da Fome. Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o país voltou a amargar dados inaceitáveis de insegurança alimentar, perdendo o título. No entanto, para o ex-ministro José Graziano, o primeiro ano do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o bastante para afirmar que o Brasil está, mais uma vez, no rumo certo.

“O desempenho do primeiro ano do governo Lula 3, em 2023, foi extraordinário, um número que surpreendeu até mesmo os mais otimistas, entre eles eu. Nós tínhamos estimado no Instituto Fome Zero uma redução de cerca de 20 milhões de pessoas, e a redução chegou a 24 milhões de pessoas na situação de insegurança alimentar grave, 40 milhões no total”, observa Graziano em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação.

José Graziano esteve no primeiro mandato de Lula, como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Foram apenas dois anos da pasta em vigor. Após isso, em 2011, Graziano foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), permanecendo no cargo até 2019.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
15-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:37
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Sia Kambou/AFP