Mais uma quinta-feira de estreia de Dira Paes nos cinemas do país. Mas, com uma novidade importante. Pela primeira vez a atriz de 40 anos de estrada entre cinemas, série, novela e teatro chega por trás das câmeras.

Pasárgada estreia nesta quinta-feira (26) em diversas cidades mostrando ao Brasil a Dira Paes diretora e roteirista.

Além disso, ela é uma das protagonistas do filme, interpretando a ornitóloga Irene, que contracena com Manuel, um mateiro especialista em “falar” com os pássaros, que ganha vida pela atuação de Humberto Carrão.

O longa se passa em Arraial do Sana, interior do Rio de Janeiro, e faz uma denúncia ao tráfico internacional de animais, em especial pássaros.

“Eu escolhi esse poema [Pasárgada] como inspiração, porque me veio essa fala sobre o desejo de você achar o seu paraíso particular, não é? Todo mundo estava com esse desejo naquele momento [pandemia], então fui invadida também com esse sentimento e acabou se traduzindo dessa forma”, afirma Dira Paes sobre o nome do filme, que faz alusão ao célebre poema de Manuel Bandeira, lançado em 1930, Pasárgada.

Em entrevista ao programa Bem Viver desta quinta, Dira Paes explica que o filme surgiu no início da pandemia, em um retiro que a própria artista estava fazendo como forma de se proteger da disseminação do vírus.

“Ela [a personagem Irene] entra na floresta como se ela estivesse indo pra dentro dela mesma, novamente. Uma mulher precisando dessa energia que é essencial e fundamental, que se você deixar ela some da sua vida cedo.”

Segundo Dira Paes, a decisão sobre se lançar como diretora após 40 anos de atriz foi “totalmente um processo meu”, explica.

“Eu participei de muitos primeiros longas de primeiros diretores, muitas apostas juntas com várias gerações diretores.”

“Me orgulho dessa versatilidade, eu fiz filme no Brasil inteiro. Isso me orgulha muitíssimo. Eu tenho a cara do Brasil. Eu Fiz filme na fronteira do Rio Grande do Sul, fiz filme no Mato Grosso, fiz filme no Norte, fiz filme no Nordeste, fiz filme no Brasil inteiro.”

Na entrevista, Dira Paes comenta também sobre a participação de Cássia Kis no filme, que recentemente foi demitida da Rede Globo por conta dos posicionamentos políticos, por exemplo, participar de atos pró-Bolsonaro nos quais pediam “intervenção militar” para impedir a posso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tinha sido recém-eleito.

“Eu respeito essa atriz, sabe? Acho muito difícil lidar com os extremos, o radicalismo, ele não leva a nada. Eu amo a Cássia como pessoa, tenho respeito ela, ela é uma atriz magnânima e o posicionamento político dela não tira esse atributo que ela tem.”

“Mas, lógico, eu não sou antidemocrática, vocês bem sabem e me conhecem e eu desejo muito que a gente consiga já estabelecer diálogos com as pessoas que a gente admira para que a gente deixe de brigar. Está todo mundo cansado de brigar, a gente precisa dialogar, a gente precisa falar das nossas mazelas, elas são iguais e a gente precisa entender e explicar também os nossos posicionamentos.”

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
26-09-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:05
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Pasárgada © Muiraquitã Filmes