Os números de combate ao desmatamento, especialmente na Amazônia, têm sido expressivos nesta terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegando a reduzir em 21% a derrubada de árvores no bioma em 2023, em comparação com o ano anterior.

No entanto, esse avanço não está convertendo numa preservação da floresta. Os focos de calor aumentaram em 149% na comparação entre agosto de 2023 e de 2024, segundo dados do Mapbiomas.

Para a especialista Ane Alencar, os dados não são contraditórios, na verdade, apontam uma nova realidade perante os impactos das mudanças climáticas, que tem gerado uma “seca severa e prolongada” nos últimos anos.

Diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Alencar ressalta que sem o combate ao desmatamento, a situação poderia ser pior.

No entanto, a especialista não isenta o governo federal pela dimensão que o fogo atingiu nas últimas semanas.

“Eu vejo que atualmente o MMA [Ministério do Meio Ambiente] está tentando trocar a roda do carro com o carro andando, porque está sendo muito demandado numa articulação que, na realidade, precisa ser feita com outros ministérios”, afirma em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (18)

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
18-09-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:09
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil