A população brasileira começou 2025 com o receio que este ano se repita o cenário trágico de infecções de dengue que assolou o país em 2024, quando mais de 6,5 milhões de casos foram confirmados.

Embora a preocupação seja real, diversos integrantes do Ministério da Saúde vêm defendendo que são muitos os motivos para crer que 2025 será melhor do que o ano passado.

É o que confirmou o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio da Cunha, em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (5).

“Considerando as ações que têm sido desenvolvidas em todo esse período, sobretudo de setembro para cá, eu fico de certa forma otimista em relação ao que nós vivenciamos em 2024”, afirma.

Entre os motivos que o levam a estar confiante, o secretário cita em primeiro lugar a campanha “Casa a Casa”, realizada pelo Ministério da Saúde conjuntamente com secretarias estaduais e municipais.

“O que que aconteceu no início do ano de 2020, diante da decretação de uma pandemia foi uma recomendação dos gestores das secretarias municipais estaduais e mesmo do Ministério da Saúde, corretamente, de que aquela atividade de casa a casa do agente de controle de endemias fosse suspensa para evitar a possibilidade de disseminação do vírus.”

“E esse trabalho foi sendo retomado paulatinamente, mas muito lentamente, durante o ano de 2023. Quando nós chegamos no final de 23, os índices de infestação do Aedes aegypti em algumas localidades do Brasil estavam muito elevados.”

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
06-02-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:12
Apresentação: Daniel Lamir
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF