Um dos temas mais espinhosos desta terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode estar perto de um desfecho. A proposta da Petrobras de explorar petróleo na Foz do Amazonas está de volta à mesa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após o órgão ter rejeitado a primeira versão apresentada.

Desta vez, a estatal enviou o novo pedido e diz já ter começado a dar conta das exigências, entre as quais está a obrigação de ter uma base de apoio mais próxima do local de perfuração.

Ao programa Bem Viver, da Rádio Brasil de Fato, o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, comentou a percepção do órgão sobre o novo plano.

“A primeira análise que a equipe fez é que, de fato, ter uma base em Oiapoque, que está 170 quilômetros da área de perfuração enquanto Belém está a 870 quilômetros, significa que o tempo de resposta ao eventual acidente é muito mais curto”, explica o presidente do Ibama na edição desta terça-feira (28).

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:

28-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Pablo Porciuncula/AFP