Maria Zenaide compôs mais de 500 canções antes de chegar o dia de conhecer uma das suas referências musicais, Geraldo Azevedo. No último final de semana, os dois dividiram palco no Rio de Janeiro (RJ) e o cantor pernambucano saiu duplamente presenteado: “eu tinha levado um colar de cobra coral pra ele, porque eu também sou artesã, e ele ficou todo feliz. Colocou na hora por cima da roupa dele mesmo”, conta Zenaide sobre o primeiro presente.

“Eu também fiz um verso e cantei para ele”:

Eu vim lá do Acre
Eu vim e vim sem medo
Vim para cantar com o Geraldo Azevedo
Ó Geraldo Azevedo toda minha gratidão
Seu nome está gravado dentro do meu coração”.

Aos 68 anos, ela diz que o sucesso que se consolida no mundo da música, mesmo que venha a gerar uma boa renda, não vai tirar o compromisso com a profissão que, inclusive, está marcado no nome com o qual ela se apresenta nos palcos e por aí: Zenaide Parteira.

Muito antes de começar a compor, no Seringal Boa Vista, às margens do Rio Tarauacá, a 400 quilômetros de Rio Branco (AC), Maria Zenaide começou a atuar como parteira. A atividade, conforme conta, inspirou mais tarde as próprias composições.

“Eu tinha 10 anos de idade quando eu fiz o primeiro parto. Fiz por necessidade, porque não tinha outra parteira e tinha duas mulheres pra ganhar neném na hora, ali”, relembra em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (20), dia Nacional da Parteira Tradicional.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:

20-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Acervo Pessoal