O Bem Viver inicia 2025 com a história do padre Justino Rezende, primeiro sacerdote católico indígena da etnia Tuyuka. Ele nasceu na aldeia Onça-Igarapé, em São Gabriel da Cachoeira, município mais indígena do Brasil, que fica no estado do Amazonas. Padre Justino é mestre, doutor e pós-doutorando em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas, com 30 anos de sacerdócio. Durante os preparativos do Sínodo da Amazônia, ele teve a oportunidade de se reunir com o Papa Francisco.

Padre Justino relembra a motivação para se tornar um sacerdote salesiano: “O que me motivou era ver os missionários falando português para os velhinhos que não entendiam português. Eu ficava pensando que eu poderia ser padre para falar na língua Tuyuka, para eles entenderem melhor. Isso que mexeu comigo”.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
01-01-25 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:03
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Daniel Lamir, Lucas Weber e Mariana Rara.
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: acervo pessoal