Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
Após 21 anos de Ditadura Militar, a chegada de um civil à presidência do Brasil, em 1985, pode ser considerada como o marco final do regime no país. No entanto, a vitória democrática recebe algumas ressalvas.
A começar pelo fato que a eleição foi realizada sem votação popular, ignorando o movimento Diretas Já, que já estava constituído na época, mas foi rejeitado na Câmara dos Deputados. De modo que Tancredo Neves superou Paulo Maluf numa escolha feita apenas por parlamentares.
A votação aconteceu exatamente 40 anos atrás, em 15 de janeiro de 1985. A posse, marcada para março daquele ano não aconteceu como prevista, afinal o presidente eleito morreu, deixando o cargo para o vice, um notório apoiador do regime militar, José Sarney.
Para o historiador Moacir Assunção, não é possível afirmar se o governo de Tancredo Neves teria sido diferente do exercido pelo político maranhense, afinal o resultado que levou esta chapa ao poder foi costurado nos bastidores para garantir a anistia desejada aos militares.
“Tancredo Neves era um conciliador, era um homem de centro-direita, um conciliador aceito pelos militares para fazer essa transição, exatamente porque havia a compreensão de que ele não faria uma transição muito brusca, ou seja, ele não perseguiria militares que cometeram todos aqueles crimes que a gente conhece”, afirma o historiador em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (15).
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
15-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Gervásio Baptista/Divulgação