Em cartaz pelos cinemas do país, Baby, novo filme de Marcelo Caetano, usa o Centro de São Paulo como palco para denunciar a repressão aos corpos dissidentes pela polícia e pelo olhar preconceituoso da sociedade. O longa, no entanto, extrapola a violência ao narrar histórias emocionantes que ajudam a desconstruir conceitos conservadores como o da estrutura tradicional de família.

“Eu já descrevi o filme de várias formas, eu começava falando que era uma paixão, e aí depois eu comecei a descrever o filme como um processo de libertação de uma pessoa que passou mais de um ano presa. Mas, na verdade, a gente também fala muito sobre família, sobre essas diferentes famílias que a gente encontra na nossa vida”, descreve o protagonista, João Pedro Mariano, que interpreta Wellington, o Baby.

Premiado internacionalmente e também em festivais dentro do país, o longa conta a história de um jovem de 18 anos que sai da Fundação Casa, centro de detenção para jovens, e descobre que sua família sumiu sem deixar recado.

Sozinho na capital paulista, ele começa a trabalhar como garoto de programa e conhece Ronaldo, interpretado por Ricardo Theodoro, personagem que se torna uma figura paterna, numa relação complexa de amor e ciúmes.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
10-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:05
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação/Baby