Mesmo que seja arquivado, o PL 1904/2024 que prevê a criminalização do aborto após 22 semanas de gravidez em qualquer circunstância, inclusive para casos de violência sexual, ficará marcado na história do país.

O projeto de lei que atualmente está parado na Câmara dos Deputados é considerado “expressão máxima da misoginia”, define a militante Sônia Coelho, da organização feminista “Sempre Viva” e do coletivo de coordenação da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil.

A proposta, apresentada pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL) e assinada por outros 31 parlamentares bolsonaristas em julho de 2024, gerou reação imediata. No dia seguinte, capitais do país viram as ruas ocupadas por manifestantes alertando para o retrocesso do projeto de lei que alterava direitos garantidos há 80 anos no país.

“Este PL expressou e mostrou para a sociedade o quanto esses setores da extrema-direita são misóginos e tentam o tempo todo condenar as mulheres, as mulheres, punir as mulheres, inclusive punir adolescentes que têm necessidade de fazer o aborto legal”, define a Coelho em entrevista ao programa Bem Viver.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:

07-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:17
Apresentação e roteiro: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Foto: Junior Lima @xuniorl