Nesta sexta-feira (27), o programa Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, aborda assuntos que vão do direito à saúde das pessoas em situação de rua até a relação das cidades com as mudanças climáticas.

A edição traz uma entrevista exclusiva com Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Ele detalha os novos esforços do governo para ampliar o atendimento à população em situação de rua, que vem crescendo de forma alarmante na última década.

“Em 2024 criamos 3,8 mil equipes multiprofissionais, com assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e que vão trabalhar com essa necessidade de um cuidado mais ampliado, com esse olhar de diferentes profissionais para cuidar bem da população. É um reforço do Saúde da Família, do trabalho multiprofissional e do Mais Médicos. Portanto, um reforço do cuidado com a população brasileira e, nesse caso, um cuidado bem evidente com a população em situação de rua”, destacou.

Outro destaque é o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido na último domingo (22), entre Maranhão e Tocantins, e que trouxe impactos devastadores ao Rio Tocantins. Três caminhões carregados de produtos químicos altamente tóxicos caíram no rio, incluindo um herbicida com riscos comprovados de câncer. A reportagem investiga os desdobramentos ambientais e sociais desse desastre.

Danilo Rheinheimer dos Santos, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e referência na análise de agrotóxicos em água, alerta que os impactos ambientais e à saúde são profundos e duradouros. “Essa conversa de que os agrotóxicos são facilmente biodegradáveis não é verdadeira. Eles têm alta permanência, especialmente na água”, explica.

Ainda sobre sustentabilidade, o Bem Viver traz o crescente problema do lixo eletrônico no Brasil. Dados da ONU revelam que apenas 3% dos 2,4 milhões de toneladas de e-lixo gerados anualmente no país têm destino adequado. O uso de inteligência artificial no projeto Techback BB e o trabalho de cooperativas de catadores de materiais recicláveis trazem solução prática.

O arquiteto e cronista Flávio Kiefer participa de uma conversa sobre a relação das pessoas com as cidades com o BdF Rio Grande do Sul. Ele também comenta sua obra Cidade Abstrata e reflete sobre os desafios urbanísticos e ambientais enfrentados pela capital gaúcha.

O programa traz também com uma homenagem ao cantor e compositor Belchior. Um novo documentário resgata memórias de famílias do interior do Rio Grande do Sul que acolheram o artista durante sua peregrinação em busca de anonimato.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
27-12-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir, Lucas Weber e Mariana Rara.
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: AFP Photo/Ministério dos Transportes/Handout