A subjetividade é um dos pontos de virada para a sociedade lutar contra os desafios da exploração capitalista e da desesperança com as emergência climática defendidos pela filósofa, escritora e professora Márcia Tiburi. Esse “olhar para dentro” é atribuído a um contexto de relações permanentes de opressão.”Nós, enquanto sujeitos, somos pressionados a nos moldar para atender às exigências desse sistema”, afirma. “Essa lógica não só objetifica corpos, mas também transforma o tempo, o pensamento e as relações humanas em mercadorias”, complementa, em entrevista ao programa de rádio Bem Viver.

A filósofa também aponta para as redes sociais como um dos mecanismos mais recentes e poderosos de perpetuação do que ela chama de “capitalismo do espetáculo”. “Hoje, a imagem é a nova mercadoria”, explica. Se antes o espetáculo estava restrito à contemplação de estrelas de cinema ou de televisão, agora cada indivíduo é protagonista e consumidor de sua própria imagem. A exigência de “Instagramabilidade” — a construção de uma aparência ideal nas redes — intensifica o sentimento de alienação e o vazio gerado por essa busca incessante por validação social.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
20-12-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos.
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: