Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
Frango desfiado, chimichurri, pasta de amendoim, tomate e cúrcuma. Para acompanhar, cuscuz temperado só com sal. A receita com influência da culinária africana foi uma dica que o rapper Rincon Sapiência divulgou nas redes sociais dele como forma de incentivar a população periférica melhorar a relação com os alimentos: “modéstia à parte, é um prato que eu bolei”, diz.
Segundo o artista, o objetivo de atuar como ‘influencer da alimentação’ é propagar a importância de relacionar, conscientemente, comida e saúde.
“Quando a gente defende, almeja um progresso da população periférica, da população preta e tudo mais, a gente precisa priorizar a alimentação. Muitas vezes existe uma recorrência da população preta, por exemplo, com casos de diabetes ou problema de pressão. São coisas relacionadas ao colesterol, a excesso de sal, excesso de açúcar”, explica em entrevista ao programa Bem Viver desta sexta-feira (25).
Embora Sapiência atribua a aparição dessas doenças ao “descaso” e “abandono” por parte do Estado com a população periférica, não ofertando alimentos de qualidade, o rapper acredita que é possível buscar uma consciência pessoal dentro de cada cidadão sobre por quê preparar o próprio almoço ou janta.
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
25-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:40
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação/Mgoma