Falar de violência doméstica de gênero e como movimentar os próprios corpos em direção à saúde, ao autocuidado e à qualidade de vida coletiva para o enfrentamento dessas violências. Essa é uma das possibilidades do podcast Eu Sou Muitas, lançado em 17 de setembro pela artista-clínica e professora Karlla Girotto, com realização do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Idealizado por Karlla, o projeto surgiu há dez anos, a partir das reflexões dela sobre a própria vida, os relacionamentos, o machismo, as violências doméstica e de gênero. “Ele nasce em 2014, quando eu compro um livrinho, muito pequenininho, livrinho de férias, para ler nas férias. E aí eu fiquei muda. Eu terminei o livrinho no avião, fiquei muda, em silêncio, depois eu chorei. Eu li cinco vezes esse livro, esqueci dos outros. Quando voltei para minha casa, eu fiquei muito pensativo, ‘o que é que tinha ali?’”, reflete Karlla.

“Então, tem uma história pessoal muito envolvida aqui, que é a minha própria, e eu comecei a entender que eu precisava falar publicamente sobre essa relação. Porque uma mulher, quando passa por uma relação dessa, ela sai, além de violentada e subjetivamente desqualificada, ela sai com muita vergonha, de falar sobre isso. E o silêncio que é, o silêncio e o silenciamento, que são categorias diferentes, né, silêncio e silenciamento, que acompanha esse tipo de violência, é um dos pilares que faz com que esse tipo de violência continue acontecendo”, continua Karlla.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
09-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:33
Apresentação: Letycia Holanda
Roteiro: Rodrigo Gomes
Edição e Produção: Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação