“Uma anciã, por exemplo, que é parteira, tem um saber tradicional que é a nossa pós-doutora nos territórios”, defende a escritora Geni Núñez.

Enquanto avança no estudo academicista dentro da psicologia, no qual já é doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pensadora indígena trabalha em paralelo para questionar o discurso que vem de dentro dessas instituições, denunciando a forma colonialista de legitimar o conhecimento e a pesquisa no Brasil.

“Algo que na psicologia nós temos falado, na articulação de indígenas psicólogos, é que nós queremos pintar a psicologia de jenipapo e urucum, para que a psicologia seja também um espaço que reconheça a diversidade”, defende a escritora em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (14).

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
15-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 00:59:44
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: @karimexavier