Em atividade há quatro anos, o Financiamento Popular para Produção de Alimentos Saudáveis (Finapop), lançou nesta quinta-feira (17) uma nova fase para ampliar a condição de crédito de cooperativas da agricultura familiar em áreas de reforma agrária no Brasil. Agora, pessoas físicas poderão realizar investimentos a parir de R$ 100 reais, obtendo remuneração pré-fixada de 11% de juros ao ano. Até então a plataforma estava voltada apenas para pessoas jurídicas.

O dinheiro aportado na plataforma é destinado a uma organização escolhida pelo próprio investidor. Esse montante se reverte diretamente à cooperativa como forma de crédito para realizar melhorias ou investimentos na produção. Enquanto o valor estiver aplicado, ele vai render numa taxa acima da poupança.

“A questão do crédito é uma pauta que está desde sempre na luta pela reforma agrária e também na agricultura familiar como um todo. O crédito seja ele institucional, de políticas públicas ou dos bancos, das instituições financeiras, ele sempre foi muito restrito para o pequeno agricultor, para a agricultura familiar e, sobretudo, para os territórios de reforma agrária”, explica diretor executivo do Finapop, Luis Costa, em entrevista ao programa Bem Viver desta quinta-feira (17).

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
17-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Tiago Giannichini