Há mais de um ano em vigor, um grupo de pesquisa reúne estudiosos de diversas universidades do país para mostrar à população que o combate à fome é responsabilidade, também, de prefeitos e vereadores. É o Cardápio de Ideias para Políticas Alimentares nas Cidades, que reúne pesquisadores de instituições do Rio Grande do Sul ao Maranhão.

Além de denunciar a escassez de iniciativas municipais para garantir segurança alimentar para a população, o documento também reúne iniciativas de sucesso organizadas pela sociedade civil, como as cozinhas solidárias.

“Muita gente acompanhou o caso das cozinhas solidárias, por exemplo, como foram essenciais por conta do avanço da fome, tanto pela pandemia como também, talvez até principalmente, pelo desmantelamento das políticas públicas de segurança alimentar durante o governo Bolsonaro”, explica o coordenador do projeto Paulo Niederle, dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
01-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:41
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil