Neste segundo turno das eleições municipais, candidaturas apoiadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram derrotadas em cidades como Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Belém (PA).

No entanto, a extrema direita, de forma geral, avançou, principalmente pelas alianças que consolido com partidos considerados de centro, analisa Josué Medeiros, cientista político e coordenador do Observatório Político e Eleitoral (Opel).

“Bolsonaro sai muito forte para o jogo político de 2026, apesar de ter sido derrotado na maioria das cidades”, disse em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (28).

“Não tem como minimizar que quem saiu vitorioso das eleições de São Paulo, por exemplo, ou em Porto Alegre, foi a extrema direita, em que pese que, nessas duas cidades, ela teve uma estratégia de se aliar com partidos da direita tradicional e não apresentar candidatos próprios”, defende o cientista político.

Uma vitória direta de Bolsonaro aconteceu em Cuiabá (MT), onde Abílio Brunini venceu o petista Lúdio Cabral.

Já em São Paulo, o que se viu foi uma vitória da extrema direita, numa dobradinha de Ricardo Nunes (MDB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, segundo Josué de Medeiros, “esconderam Bolsonaro durante a campanha”.

“Se for verdade que o PL vai pegar a Secretaria de Educação do Nunes, o que é que a gente vai ter? A gente vai ter, na principal capital do país, uma secretaria de educação fazendo luta ideológica a favor da extrema direita.”

No balanço geral das eleições, o partido de Bolsonaro conquistou 16 cidades dentre os 103 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, sendo quatro capitais.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
28-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:40
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil