Será lançado nesta semana o primeiro volume de uma série de três livros que trazem depoimentos inéditos de escritores palestinos sobre a vida na Faixa de Gaza no início dos ataques de Israel ao território, em outubro do ano passado.

Diários de Gaza: a memória é uma casa indestrutível, da editora Tabla, traz 14 autores que escreveram seus relatos “em pedaços de papel ou pelo celular”, relata a editora Laura de Pietro, em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira.

“São relatos de Gaza, de quem está lá agora. Na verdade, pega os primeiros três meses do genocídio. Outubro, novembro e dezembro. São vozes de Gaza, são as vozes que merecem ser ouvidas”, diz ela sobre a obra que já está disponível para pré-venda e começará a ser entregue a partir de quinta-feira (10).

O lançamento ocorre na semana em que se completa um ano do massacre em curso no território palestino que já causou a morte de mais de 40 mil pessoas. Ignorando avisos e mediações internacionais, Israel segue avançando com os ataques e, na última semana, abriu ofensiva contra outros países vizinhos, como Iêmen, Líbano e Síria.

No último final de semana, o primeiro voo de repatriação de brasileiros chegou do Líbano. Os mais de 200 passageiros foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Guarulhos (SP).

A edição brasileira de Diários de Gaza foi organizada por Rafael Domingos Oliveira, a partir da versão original, e traduzida do árabe por Rima Awada Zahra. A obra conta com prefácio do também escritor Atef Abu Saif, que foi ministro da Cultura da Autoridade Nacional Palestina entre 2019 e 2024. Neste ano, ele lança Quero estar acordado quando morrer, pela editora Elefante.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
07-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:53
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Rodrigo Gomes
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: RAJESH JANTILAL / AFP