Com 66 anos e uma trajetória que vai muito além de seu personagem Popó, na novela Amor Perfeito, da TV Globo, Mestre Ivamar investe seu conhecimento e militância para criar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento da arte e da cultura por onde passa. Nascido na Penha, zona leste de São Paulo, hoje vive em Macapá, no Amapá, em meio ao amor à floresta preservada e o temor pela onda de queimadas que recentemente devastou parte da floresta.

Militante antirracista desde os anos 1970, logo que aterrissou na capital do Amapá foi convidado a criar o Conselho das Comunidades Afrodescendentes da Amapá. “E foi uma imersão tão grande, uma imersão tão profunda de vivenciar a riqueza, o lugar e a cultura daqui, que me fez ficar durante 20 anos”, destaca ele, em entrevista ao Programa Bem Viver.

Para ele, a cultura e a arte são a força motriz dos povos. A mais ampla forma forma de cuidar, mas também de desenvolver as pessoas, seja humana ou economicamente.

“Gente, o que que é cultura? O que que é arte? Se não é estudo da ciência humana. Nós estamos falando do estudo da ciência humana, nós estamos falando do tratamento dessas pessoas. Nós estamos falando do cuidado, nós estamos falando da história, nós estamos falando da arte de uma forma muito ampla, falar de cultura é falar de arte, ela é transformadora, ela te enriquece, ela te dá novos caminhos, ela cria oportunidades economicamente. Se você vê o esporte, a nossa cultura está lá, a nossa arte está lá. Se você vê a educação, nós estamos lá”, afirma.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
10-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 00:59:57
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Carlos Henrique