Espedito Veloso de Carvalho carrega no nome seu ofício. Espedito Seleiro, como é conhecido, revela logo de cara a profissão de trabalhar com couro. Por mais que não seja registrado assim no cartório, é uma herança que veio do seu pai, do seu avô e até do bisavô. Todos trabalhavam na confecção de selas de couro, daí o sobrenome Seleiro, fazendo de Nova Olinda, no Cariri cearense, uma expoente dessa arte.

Mestre da cultura, reconhecido oficialmente pelo governo do Ceará e pelo Ministério da Cultura, o artista vê, hoje, seu trabalho requisitado por exposições de moda internacionais e celebridades como a cantora Anitta — que usou um figurino inteiro do Mestre Espedito no carnaval de 2023 — e João Gomes, que foi à premiação do Grammy também com a grife do artesão cearense. Há peças de Mestre Espedito também no armário de roupas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O artista comenta sem alarde tamanho reconhecimento. Para ele “todo mundo é igual no coração, mas a gente fica honrado fica agradecendo porque depois as pessoas nos procuram”. A única história que mexe com ele aconteceu, na verdade, com seu pai. Foi um encontro com Lampião. “Quem conta isso era o meu pai, porque eu não vi. Meu pai conta que um dia estava fazendo uma sela, era noite, aí apareceu um cara desconhecido, todo cheio de arma, chapéu grande, todo cheio de estrela e meu pai não sabia de onde ele vinha”, narra Seleiro.

Ficha técnica:
25-06-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:16
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Douglas Matos, Daniel Lamir e Camila Aguiar
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação/Acervo Pessoal