“Tem mais a ver com o povo brasileiro, a festa de São João e São Pedro, do que o Natal. O Natal é para gente rica”, assim Catarina Maria de França Carneiro, popularmente conhecida como Cátia de França, sintetiza uma das mais importantes festas populares do Brasil, certamente a maior do nordeste, em entrevista ao Programa Bem Viver.

“O Natal, claro que é o nascimento de Jesus Cristo, mas transformaram numa grande fonte de dinheiro. O que tem a ver com a gente, é o milho. Onde quer que você for, em qualquer parte do Brasil, tem milho na mesa, tem alegria, tem bandeirinhas, tem agradecimento que nós estamos vivos, apesar desse mundo conturbado”, completa ela, destacando o caráter de celebração da fartura que está na origem das festas juninas.

Passados 45 anos do lançamento de seu primeiro disco, 20 Palavras ao Redor do Sol, Cátia de França, está lançando um novo álbum, com o qual pretende unir o passado e o presente, resgatando memórias e perspectivas ao longo de seus 77 anos. Dentre essas memórias, ela lembra com muito carinho das festas juninas vividas desde criança na Paraíba.

Ficha técnica:
24-06-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 00:59:27
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Douglas Matos, Daniel Lamir e Camila Aguiar
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Murilo Alvesso