O desenvolvimento da Amazônia é um ponto controverso na história brasileira. Entre propostas de desenvolvimento local, integração nacional, intensificação da ocupação humana, grandes projetos de engenharia, a região viu boa parte da floresta ser derrubada, a população crescer quase 1000% desde os anos 1960, com significativo agravamento de conflitos e pouca melhora nas condições de vida da população.

Para o professor titular da Faculdade de História Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutor em História Econômica da América Contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP), Peri Petit, o desenvolvimento da Amazônia foi severamente impactado pela ditadura militar.

“Temos várias fases dos governos militares nesses 21 anos. O que mais teve efeitos até hoje foi o governo do (General Ernesto) Geisel, que foi um pouco diferente. A primeira fase do governo ainda tinha aquela ideia muito vinculada à Sudam, de desenvolver a Amazônia, modernizar, industrializar. Mas quando entra o Médici é quando entra mais a ideia de integração humana, com a Transamazônica. Aquela ideia de terra sem homens para homens sem-terra. Mas não era só isso, a ideia era integrar a Amazônia ao mercado nacional e internacional”, explica.

Ficha técnica:
03-04-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:09
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Denise Salomão
Edição e Produção: Mariana Lemos e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Prefeitura de Manaus