A exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985″, foi aberta no dia 23 de março e reúne, pela primeira vez, fotografias, reportagens de TV, filmes em Super 8 e cenas dos principais filmes dirigidos pelo cineasta, durante a ditadura militar brasileira. A mostra é gratuita e está no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

O principal filme de Bodanzky nesse período, Iracema, uma Transa Amazônica, deveria ter sido lançado em 1974, mas foi barrado pela censura ditatorial. No entanto, o diretor explica que isso não impediu que seu filme fosse amplamente conhecido por aqueles que ele entendia como público-alvo, graças a uma forte rede de cineclubes organizados entre estudantes, sindicatos, comunidades eclesiais de base.

“Ele estava censurado oficialmente, no cinema, mas ele circulou muito pelo ambiente underground, burlando a censura no movimento cineclube, que era um movimento politicamente muito importante naquela época”, conta, em entrevista ao Programa Bem Viver.

Ficha técnica:
02-04-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:20
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Denise Salomão
Edição e Produção: Mariana Lemos e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Festbrasilia/Divugalção