Dia Internacional de Luta das Mulheres teve início com dezenas de ações em todo o país, mobilizando milhares de mulheres nas mais diversas pautas. Direito à terra, preservação ambiental, alimentação saudável, a defesa da democracia e a não anistia aos golpistas de 8 de janeiro, o fim do massacre de Israel em Gaza: pautas gerais, mas que têm nas mulheres um forte protagonismo.

Existem, no entanto, temas que são mais caros nessa data, como a garantia do direito ao aborto, o fim das violências contra as mulheres, igualdade salarial, reconhecimento das tarefas domésticas e cuidado com os filhos como trabalho. E também a memória de lutadoras, como Nalu Faria, militante histórica do movimento feminista, coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da Sempreviva Organização Feminista (SOF), que morreu em 2023.

Em entrevista ao programa Bem Viver, a militante da Marcha Mundial de Mulheres Sônia Coelho relembra a trajetória de Nalu com carinho e como inspiração para a continuidade da luta. “Para nós, é uma tristeza e uma responsabilidade de manter a Marcha Mundial, a SOF, sempre viva organização feminista, dentro da luta que a Nalu sempre empreendeu. Ela sempre pensava para o futuro da marcha, da SOF, de estar cada vez mais engajada e construindo o feminismo popular”, afirma.

Ficha técnica:
08-03-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir, Douglas Matos e Mariana Lemos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato