Quem são e onde estão as jogadoras que compuseram a primeira seleção de futebol feminina do Brasil? Essa pergunta norteou o trabalho da diretora Adriana Yañez, responsável pelo documentário As Primeiras, que teve sua estreia nacional, em janeiro, na Mostra Tiradentes, conquistando o prêmio de melhor filme do júri popular na oportunidade. O documentário tem uma exibição única, nesta terça-feira (19), em São Paulo, no Cinesesc. A Mostra Tiradentes faz uma rápida passagem pela capital paulista desde o dia 13.

Com a contribuição da pesquisadora Aira Bonfim, o filme encontrou parte da seleção que jogou torneio experimental da Fifa para consolidar a Copa do Mundo feminina, na China, em 1988. Mais de 30 anos depois, essas mulheres vivem no Rio de Janeiro e mantêm uma amizade, mas longe dos holofotes que poderiam ter pelo marco que representam.

“Algumas se aposentaram, outras não, mas todas vivem de trabalhos como vendedor ambulante, Uber, algumas são treinadoras de projetos sociais dentro das suas comunidades, fazem churrasco para ganhar vida, outra é a motorista de ônibus”, comenta a diretora em entrevista ao Bem Viver desta terça-feira (19).

Ficha técnica:
19-03-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:04
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Denise Salomão
Edição e Produção: Mariana Lemos, Douglas Matos, Daniel Lamir e Afonso Bezerra
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato