No episódio desta sexta-feira (29), o podcast Três Por Quatro relembra os meandros da resistência armada que se mobilizou contra a ditadura militar de 1964: a Guerrilha do Araguaia.

“A guerrilha sobreviveu durante dois anos. Foi o movimento armado mais importante depois da Coluna Prestes na história da esquerda brasileira”, disse José Genoino, ex-presidente do PT e ex-guerrilheiro.

Entre 1967 e 1974, um segmento da resistência brasileira se concentrou na região do Araguaia, na divisa dos Estados do Pará, Maranhão e do atual Tocantins. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), optou por implantar uma guerrilha rural seguindo os moldes da Revolução Chinesa.

Ao Brasil de Fato, o historiador e professor da Universidade Federal de Goiás, Romualdo Pessoa, lembra que muitos dos que participaram do movimento eram estudantes que dedicaram suas vidas à luta pela democracia. 

Ficha Técnica:
Apresentação: Igor Carvalho e Camila Salmazio
Direção: Camila Salmazio e Rodrigo Gomes
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Cinegrafista: Vitor Shimomura
Identidade visual: Nazura Santos
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles

Novos episódios do Três por Quatro são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.