No episódio desta sexta-feira (29), o podcast Três Por Quatro relembra os meandros da resistência armada que se mobilizou contra a ditadura militar de 1964: a Guerrilha do Araguaia. “A guerrilha sobreviveu durante dois anos. Foi o movimento armado mais importante depois da Coluna Prestes na história da esquerda brasileira”, disse José Genoino, ex-presidente do PT e ex-guerrilheiro.

Entre 1967 e 1974, um segmento da resistência brasileira se concentrou na região do Araguaia, na divisa dos Estados do Pará, Maranhão e do atual Tocantins. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), optou por implantar uma guerrilha rural seguindo os moldes da Revolução Chinesa.

“A esquerda foi muito marcada pelos acontecimentos que levaram ao golpe 64 […] havia toda uma ilusão de que a gente poderia enfrentar o golpe através daquele movimento”, conta Genoíno.

Ao Brasil de Fato, o historiador e professor da Universidade Federal de Goiás, Romualdo Pessoa, lembra que muitos dos que participaram do movimento eram estudantes que dedicaram suas vidas à luta pela democracia. 

Apagamento da história 

Estima-se que foram mortos 67 guerrilheiros e 31 camponeses, e apenas 2 corpos foram identificados. Com o fim da Guerrilha em 1975, ainda foi realizada a Operação Limpeza, que buscava apagar quaisquer rastros e vestígios dos cadáveres. “O que se tentou fazer com a Guerrilha do Araguaia foi esse apagamento da memória histórica, nós não podemos deixar que haja um apagamento da memória do que aconteceu nesses 21 anos, não podemos de maneira nenhuma, para que isso não se repita”, afirma  Romualdo Pessoa. 

Ficha Técnica:
Apresentação: Igor Carvalho e Camila Salmazio
Direção: Camila Salmazio e Rodrigo Gomes
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Cinegrafista: Vitor Shimomura
Identidade visual: Nazura Santos
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles

Novos episódios do Três por Quatro são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.