• Post author:

Nesta edição do podcast Três por Quatro, do Brasil de Fato, o assunto é o livro “A fé e o fuzil: Crime e religião no Brasil do século XXI” (Todavia), do jornalista Bruno Paes Manso, que narra a partir de depoimentos a história de ex-criminosos que tiveram a vida transformada pelo contato com a religião.

“A fé e o fuzil: Crime e religião no Brasil do século XXI” retoma aspectos das outras produções de Manso, como “A Guerra PCC e o mundo do crime no Brasil” (Todavia), produzido junto com Camila Nunes Dias, e “A República das Milícias” (Todavia).

Em 2020, uma pesquisa do Datafolha indicou que ao menos 80% da população brasileira se declarava cristã, destes 50% católica, 31% evangélica; enquanto 10% afirmaram não ter religião. Segundo ele, o país vive o reflexo de “uma nova crença com essa capacidade de acreditar, de ter fé, e de reformatar a cabeça, como se você desse um reboot na sua programação do dia a dia e se transformasse em uma outra coisa”.

Ao Três por Quatro, o comentarista e ex-presidente do PT, José Genoino afirma que, a mistura entre religião e crime organizado se dá na tentativa de “construir uma justificativa moral” para seus atos: “É uma mistura de messianismo, com religiosidade e com uma supremacia do indivíduo que é corajoso”.

Ficha Técnica:
Apresentação: Igor Carvalho e Nara Lacerda
Comentários: Stédile
Direção: Camila Salmazio
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Cinegrafista: Vitor Shimomura
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Michael Gonçalvez

Novos episódios do Três por Quatro são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.