• Post author:

A Câmara dos Deputados aprovou, em 1º de novembro de 2023, a criação da Bancada Negra, um bloco parlamentar formado por 122 deputados e deputadas negros e negras. A iniciativa é um marco histórico na luta antirracista no Brasil, pois representa a consolidação da representação política da população negra no Parlamento.

Em entrevista ao podcast Três Por Quatro, do Brasil de Fato, a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), uma das autoras do projeto de criação da Bancada Negra, ressaltou a importância da conquista.

“A gente honra, nesse momento, muita gente que foi abrindo caminho para que a gente pudesse estar aqui”, declarou. “É um momento de muita alegria, de muita celebração, mas também de muita responsabilidade.”

Para o comentarista do podcast, o ex-presidente do PT, José Genoíno, a criação da Bancada Negra é essencial para enfrentar o racismo estrutural que ainda persiste no Brasil.

“A questão central, independente da unidade programática ou da pauta, é criar um espaço e visibilidade, porque você tá enfrentando o racismo estrutural, dentro de uma instituição que é racista, branca, conservadora e machista”, afirmou Genoíno.

No podcast Três por Quatro, a deputada federal ainda declara, “quando a gente diz que é indissociável: classe e raça, a gente está falando da maioria do povo”. Segundo ela, essa é a forma que a Bancada Negra precisa trabalhar, pensando nos grandes temas que dizem respeito à população brasileira que é majoritariamente negra.

Quer saber mais sobre a Bancada Negra na Câmara? Ouça o episódio completo do podcast Três por Quatro, disponível no Spotify, Apple Podcasts e outras plataformas de áudio. Novos episódios são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.

Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stédile e José Genoíno
Direção: Rodrigo Gomes
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Michael Gonçalves