O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) corre para apresentar soluções que apaziguem a crise de segurança pública que têm atingido diversos estados brasileiros. Neste episódio do podcast Três por Quatro, Nara Lacerda e Igor Carvalho destacam a escalada da violência em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A socióloga Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado, afirma que a crise de segurança pública no Brasil é estrutural. Segundo ela, o modelo de segurança pública vigente no país, baseado no confronto, não é eficaz para combater o crime organizado. Para a especialista, “não há trégua” na crise de segurança pública no país, mas há “níveis elevados de insegurança pública, com momentos de explosão de violência”.

O economista e liderança do MST, João Pedro Stédile, aponta para as causas estruturais da violência, como o desemprego, a desigualdade social e a falta de oportunidades para a juventude.

O podcast também discute a polêmica em torno das câmeras corporais para uso dos policiais no estado de São Paulo. A socióloga Maria Isabel Couto afirma que as câmeras são parte da solução, mas que é preciso ter uma política eficaz para garantir que as imagens sejam usadas para responsabilizar os policiais envolvidos em casos de violência.

Quer saber mais sobre a crise de segurança pública no Brasil? Ouça o episódio completo do podcast Três por Quatro, disponível no Spotify, Apple Podcasts e outras plataformas de áudio. Novos episódios do Três por Quatro são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país. 

Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stédile e José Genoíno
Direção: Camila Salmazio
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Emerson Ramos
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Michael Gonçalves