• Post author:

A secretária nacional da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, defende que o momento é de reconstrução da agenda dos direitos humanos para as pessoas com deficiência, após anos de uma verdadeira política de eugenia.

“Estamos aqui no Ministério dos Direitos Humanos refundando a agenda dos direitos humanos para as pessoas com deficiência. Porque, nos últimos anos, o que a gente viu era uma política eugenista, de deixar morrer ou de fazer matar os grupos mais vulnerabilizados socialmente. Dentre eles as pessoas com deficiência. E se usou muito a pandemia no sentido de deixar morrer os corpos mais vulnerabilizados”, afirma.

Feminella destaca que o governo de Luiz Inácio Lula da SIlva (PT), está elaborando uma nova política nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, retomando a participação social, com a perspectiva do sujeito de direitos, trazendo pessoas de outros movimentos com perspectivas antirracistas, feministas, etc..

“Estamos vivendo um momento de retomada da participação social nos direitos das pessoas com deficiência. Organizando conferências municipais ainda esse ano, conferências estaduais no próximo ano e articulando a conferência nacional para garantir a distribuição das vagas do Conade – o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – com movimentos mais interseccionais e não só a divisão de vagas por tipo de deficiência. 

Ficha técnica:
Apresentação: Camila Salmazio
Roteiro: Anelize Moreira
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de programas de áudio: Camila Salmazio
Direção executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Lula Marques/Agência Brasil