• Post author:

A eleição de conselheiros tutelares ocorre em todo o Brasil no próximo domingo (1). Nos últimos houve uma guerra silenciosa pelo controle dos espaços de Conselhos Tutelares, com grupos religiosos se mobilizando fortemente para ocupar os colegiados e fazer valer suas ideologias e crenças.

Neste ano, muitos grupos de defesa dos direitos da criança e do adolescente estão se mobilizando para fortalecer e eleger candidatos que tenham como compromisso a atuação à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e das leis de proteção à infância e juventude.

Roberta Sato, educadora social e militante do Movimento pela Infância, destaca que essa mobilização é fundamental para reverter o atual quadro de avanço das pautas mais conservadoras, de extrema-direita, de ataque a direitos de existência, em sobreposição aos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

“É muito importante que a gente se envolva, que a gente entenda esse processo e que a gente defenda a laicidade do Estado, que a gente defenda que a atuação do conselho tem que ser baseada na lei, na Constituição Federal e no Estado, e não na Bíblia”, afirma.

Ficha técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Anelize Moreira
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de programas de áudio: Camila Salmazio
Direção executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Igor de Melo/Prefeitura de Fortaleza