No último episódio da terceira temporada, o podcast Três por Quatro fez um balanço do que foram os primeiros seis meses do novo governo Lula, desde a posse do novo presidente, a superação de uma tentativa de golpe, reorganização de políticas públicas e articulações para formação de base do governo no Congresso, instalação de CPIs e a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.

Para Marina Slhessarenko Barreto, pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, a impressão é que “a gente está vivendo seis meses que foram décadas”.

“Num primeiro momento, a gente pode respirar aliviado, no sentido de que até aqui as instituições estavam vivendo muito em modo de autodefesa. Então a gente viveu quatro anos de destruição total. Todo mundo engajado em fazer o mínimo, defender suas próprias atribuições institucionais. Agora, a gente está vivendo um momento em que está se punindo pelo que aconteceu”, afirma a pesquisadora.

O comentarista João Pedro Stédile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), também avaliou a nova conjuntura política instaurada pelo novo governo. Para ele, o Brasil teve uma vitória eleitoral muito importante que reconduziu as forças progressistas, ao executivo: “Isso alterou a correlação de forças políticas. Mas não alterou a correlação de forças da sociedade, do ponto de vista econômico, que é como se movem as classes sociais no Brasil”, explica.

Ficha Técnica:

Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stedile
Direção: Rodrigo Gomes
Produção: Letycia Holanda
Roteiro: Rodrigo Gomes e Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Rádio: Camila Salmazio
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Mayara Fujitani
Arte episódio: Fernando Bertolo