A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teve suas primeiras sessões essa semana. Mas diante da repetição de frases feitas dos parlamentares de direita e mentiras sobre a atuação do movimento, João Pedro Stédile, liderança do MST, avalia que a credibilidade do colegiado já foi colocada em xeque.

“Eu acho que transformar a CPI num circo já é um erro, perdeu a credibilidade. Ao transformar a CPI no ridículo, no ataque de tudo quanto é tipo, eles perderam a credibilidade, então todo mundo diz ‘isso aí é só palanque para uma direita que perdeu as eleições’”, afirmou, para o quarto episódio da terceira temporada do podcast Três por Quatro.

O historiador, professor titular aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e membro da direção nacional do PSOL, Valerio Arcary, avalia que a CPI busca criminalizar não só o MST, mas todos os movimentos populares brasileiros.

“O plano da CPI é criminalizar o MST como antessala para criminalização de todos os movimentos sociais brasileiros. Este núcleo bolsonarista é neofascista e tem raízes na fração da classe dominante que se expressa através do latifúndio. Essa era a pauta do governo Bolsonaro durante quatro anos. E se avançarem não vão parar”, afirmou.

Ficha Técnica:

Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stedile
Direção: Rodrigo Gomes
Produção: Letycia Holanda
Roteiro: Rodrigo Gomes e Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Rádio: Camila Salmazio
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Mayara Fujitani
Arte episódio: Fernando Bertolo