O programa Bem Viver entra em clima de retrospectiva e traz uma seleção dos conteúdos mais relevantes ao longo de 2022. As iniciativas agroflorestais ganharam destaque nas edições, por se tratar de uma maneira consciente de produzir em harmonia com a natureza e com os trabalhadores e trabalhadoras. As histórias são de transformação do solo, mas também da vida de pequenos produtores, que tornaram a agroecologia uma verdadeira filosofia de vida.

O agrofloresteiro Namastê Messerschmidt é consultor e instrutor em diversas organizações populares, como por exemplo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “A agrofloresta é a tecnologia de juntar plantas e o MST é a tecnologia de juntar pessoas”, disse, em entrevista para o jornalista Pedro Stropassolas.

Em 2010, ao dar uma consultoria para pequenos agricultores, Namastê teve sua vida marcada pela experiência de presenciar famílias vivendo de agrofloresta, com produções organizadas. “O MST nos buscou para montar experiências de agroflorestas dentro de seus territórios”, relembra a iniciativa que inicialmente contou com quase mil famílias.

A entrevista completa está na edição desta terça-feira do Bem Viver.

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em destaque: Agatha Azevedo/ MST