O programa Bem Viver desta segunda-feira (15) responde a seguinte pergunta: qual é a condição do ar que respiramos todos os dias? Considerada uma ameaça invisível, a poluição do ar está disseminada pelo país e o mundo. Dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 95% da população está exposta a efeitos da poluição do ar.

Segundo a organização, 7 milhões de mortes prematuras são provocadas todos os anos pela poluição do ar, sobretudo nos países de baixo e de médio rendimentos. Antes da chegada da covid a poluição foi considerada como primeiro desafio em termos de emergência em saúde.

Segundo a especialista Evangelina Araújo Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS), não existe solução simples. Uso de máscaras ou equipamentos de proteção individual são insuficientes para se proteger das partículas poluentes.

“Não temos o que fazer quando estamos em uma região com ar tóxico. A menos que a gente se desloque para quilômetros de distância.”, explica a especialista em entrevista ao programa Bem Viver.

Vormittag, que se dedica há anos a este tema, ressalta que a poluição do ar não dá uma alternativa segura para as pessoas, senão o combate unificado a este mal. “Não temos opção de comprar um ar limpo, por exemplo, como podemos fazer com água. Apenas políticas públicas eficientes e bem gestadas podem representar uma solução”.

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles.
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Thomas Hobbs (CC)