O programa Bem Viver desta terça-feira (15) marca a data em que Chico Mendes completaria 76 anos. O ativista lutou arduamente pelas questões ambientais, trabalhistas e socioterritoriais da Amazônia, até ser brutalmente assassinado por grileiros da região em 22 de dezembro 1988. O legado de luta do líder seringueiro continua vivo e forte, como memória e inspiração. O Brasil de Fato entrevistou Angela Mendes, filha do ativista e uma das organizadoras da 31ª edição da Semana Chico Mendes.

Ainda sobre as questões ambientais, a edição enfatiza os cinco anos desde que o Acordo de Paris foi assinado, uma iniciativa de comprometimento coletivo de diversos países em reduzir as emissões de fases do efeito estuda. O Brasil, que participou com certo protagonismo da primeira cerimônia, em 2015, ficou de fora da lista de nações que integram a Cúpula da Ambição Climática 2020.

O programa de hoje apresenta também um dado alarmante no quadro Repórter SUS, o governo federal deixou de usar R$ 5,6 bilhões em créditos extraordinários liberados para o enfrentamento da pandemia. O Bem Viver também reservou o tempo para receita. No quadro Comida de Verdade, a cozinheira Leticia Massula ensina uma receita de arroz de costela.